Movimento Outubro Rosa

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 às 11:27

Na noite da última segunda-feira (05) começou no Rio de Janeiro, com a iluminação do Cristo Redentor de cor-de-rosa o Movimento Outubro Rosa-Mulher que alerta para o combate ao câncer de mama. Para quem ainda não sabe, Outubro é o mês mundial da luta contra a doença. Este ano, a campanha conta com o Rosamóvel – uma van personalizada que percorra por diversos ponto da cidade, alertando as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da reabilitação de paciente de câncer de mama.

Durante o mês de outubro, o Rosamóvel também circulará por Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis.

A cada ano, mais países aderem ao movimento. De acordo com dados da Sociedade Americana de Câncer, cerca de 1,3 milhões de mulheres no mundo são diagnosticadas anualmente com câncer de mama, e 465 mil morrem por conta disso. No Brasil, a estimativa é de que a doença afete a vida de mais de 49 mil brasileiras até o final deste ano.