Virada Cultural vai resgatar "Trem das Onze" de Adoniran Barbosa

quinta-feira, 1 de abril de 2010 às 13:48

Nos dias 15 e 16 de maio, a 6.ª edição da Virada Cultural vai contar com a participação do Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, que faria este ano 100 anos. Na realidade, o trem que nunca existiu, mas acabou imortalizado pelo compositor paulista, passará por várias estações da capital, com possível partida da zona norte. Uma proposta da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com o objetivo de homenagear o centenário de Adoniran, o trem deve ser uma das principais atrações da Virada, que espera receber público superior a 3 milhões de pessoas. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a ideia com o Trem das Onze é montar dentro de vagões da CPTM uma decoração que lembre a obra de Adoniran, também consagrado como ator e humorista do rádio paulistano na década de 50.

Adoniran Barbosa morreu em 1982 e parte de sua trajetória pode ser observada no Museu do Jaçanã, na zona norte. Fotos antigas, um chapéu do compositor, discos em 78 rotações e vitrolas fazem parte do acervo.

Rapper Afrika Bambaataa faz show no Rio

às 13:47

Considerado pai do hip hop e do funk carioca, o rapper Afrika Bambaataa se apresenta nesta quinta-feira (01) no Circo Voador. O show terá a participação de Mr. Catra e Marcelo D2. Além de iniciar sua turnê nacional, o músico que está no Brasil desde terça-feira (30) tem seus passos registrados pelo cineasta Paulinho Sacramento para o documentário "35 anos de hip hop - Afrika Bambaataa brazilian tour 2010".

Ronnie Wood terá programa em rádio britânica

às 13:46

O guitarrista Ronnie Wood, da banda Rolling Stones, mais conhecido nos últimos anos por seus escândalos amorosos que por seu trabalho, apresentará um programa na emissora "Absolute Radio" e em sua versão digital, "Absolute Classic Show". Segundo um porta voz da emissora, o músico de 62 anos, vai tocar de maneira informal com seu violão as músicas, além de convidar o ouvinte a conhecer detalhes de sua vida, pois cada disco que tocar na programação tem a pretensão de despertar uma história: uma lembrança, um conto de libertinagem ou uma inspiração, ocorrida na vida do guitarrista. Ronnie, que batalhou durante anos contra a dependência alcoólica, deixou a esposa Jo Wood há quase dois anos para viver com a garçonete russa Ekaterina Ivanova. No ano passado, o músico também desenhou uma linha de roupa para as lojas Liberty, de Londres.