sexta-feira, 7 de maio de 2010 às 13:17

às 13:15

O Santinho Desconfiado no palco do Municipal

A peça fala de João um preto velho trazido da África ainda criança. Na bagagem, trouxe com ele o pito que foi de sua avó e que vive se perdendo. Cada vez que isso acontece quem faz o ‘milagre’ de fazê-lo reaparecer é o Senhor Matosinho, santo da devoção de sua avó e protetor do menino. Um dia, João conhece Zezé, tornam-se amigos e Zezé promete ao menino João/Tição que vai estudar e, quando crescer, escreverá uma lei que acabe com o tráfico de navios negreiros. Adultos, compadres, o drº Eusébio de Queiroz, o Zezé, cumpre o prometido e escreve várias leis: a do Ventre Livre, a dos Sexagenários e, em 1851, a que extingue o tráfico de navios negreiros entre a África e o Brasil. Mais tarde, comemoram a Abolição da Escravatura. João acredita que esse “foi o maior milagre de seu santo Senhor Matosinho”.

Autoria de Marília Gama Monteiro e direção de produção de Lena Brasil, a peça acontece de 01 a 30 de maio, todo sábado e domingo, às 16h no Teatro Municipal de Niterói. Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói. Tel: 2620-1624 Ingresso: R$20. Classificação etária: Livre.

***

Ópera brasileira no TMN

Máscaras é uma ópera inédita do compositor brasileiro contemporâneo, Guilherme Bernstein Seixas que será apresentada, no dia 24 de maio, às 19h no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói. Baseada no texto de Menotti Del Picchia, Máscaras tem três personagens, Arlequim, Pierrot e Colombina, cantados respectivamente por baixo tenor e soprano ilustrando o discurso do texto que fala sobre amor e desejo. Arlequim representa o amor carnal, Pierrot representa o amor romântico e sonhador. Ambos desejam cada um da sua forma. Colombina representa o objeto desse desejo, não deixando também de revelar o seu próprio. Os três personagens simbolizam o amor, conforme define o próprio Menotti Del Picchia no início do poema:

Em qualquer terra em que os homens amem.

Em qualquer tempo onde os homens sonhem.

Na vida.

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói. Tel: 2620-1624

Entrada Franca (distribuição de 90 senhas meia hora antes de cada espetáculo).

às 13:14

Piedade

O texto apresenta um julgamento póstumo, em que se defrontam as três figuras centrais do crime ocorrido em 1909, conhecido como A Tragédia da Piedade: o escritor Euclides da Cunha, sua esposa Anna da Cunha e Dilermando de Assis, amante de Anna.

Direção: Johana Albuquerque.

Elenco: Leopoldo Pacheco, Jacqueline Obrigon e Daniel Alvim.

Data: 7 a 30 de maio

Horário: Quinta a domingo, às 19h

Local: CCBB - Teatro I | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Telefone: (21) 3808-2007

Classificação Indicativa: 14 anos

Duração: 70 minutos

às 13:13

As Coisas

Projeto criado a partir de 42 poemas do livro homônimo de Arnaldo Antunes, que misturam lógica infantil ao discurso científico, fazendo o público pensar acerca dos objetos, do corpo, do céu, do espaço e das montanhas.

Direção: Alexandre Boccanera.

Elenco: Flavia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda.

De 8 de maio a 27 de junho

Horário: Sábados e domingos, às 18h

Local: CCBB - Teatro II | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Telefone: (21) 3808-2007

Entrada Franca (com distribuição de senhas 1 hora antes do evento)

Classificação Indicativa: livre

Duração: 50 minutos

às 13:12

Acorda Zé! A Comadre Tá de Pé!

Uma comédia criada a partir de cinco contos populares, a montagem do Grupo Moitará aproxima elementos da commedia dell’arte italiana e do regionalismo brasileiro. Cinco atores cantam, dançam e tocam instrumentos para interpretar histórias de tipos tirados da literatura de cordel, como a dona de casa Maria, o tirano Coroné e o ardiloso Conselheiro.

Direção: Venício Fonseca

De 07/05 até o dia 13/06

Quando: (Sex, Sáb e Dom) sexta e sábado, às 21h00; domingo, às 19h00.

Teatro Cacilda Becker

Endereço: Rua Tito, 295

Tel. (11) 3864-4513

Ingresso: 10,00

Censura: 10 anos