terça-feira, 24 de março de 2009 às 17:57
Foto:Internet
DAS UTOPIAS Se as coisas são inatingíveis... Ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas! Mário Quintana

Beyoncé Knowles e Justin Timberlake no Brasil

às 15:07
Foto:Internet
Os cantores internacionais Beyoncé Knowles e Justin Timberlake virão ao Rio em junho. Dois dos maiores nomes da música pop mundial poderão ser vistos no ‘'Oi Fashion Rocks', que acontecerá no Jockey Club. O evento que reúne música e moda movimenta há anos o circuito fashion americano. Além dos shows, a versão brasileira terá desfiles de Chanel a Roberto Cavalli. As informações são da coluna "Gente Boa", publicada nesta segunda-feira no "Segundo Caderno". Segundo a assessoria de imprensa da empresa patrocinadora o evento será aberto ao público. A organização é do produtor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges. O Fashion Rocks é um evento tradicionalmente americano e esta será a primeira vez no Brasil.

Percussionista Jimmy Chamberlin deixa o grupo Smashing Pumpkins

às 15:05
O guitarrista e cantor Billy Corgan da banda americana de rock alternativo Smashing Pumpkins anunciou em sua página na internet a saída de Jimmy Chamberlin, o percussionista da banda. O anúncio de Corgan não diz os motivos pelos quais Chamberlin, de 44 anos, decidiu abandonar o grupo de CDs de sucesso, como "Siamese Dream" (1993) e "Mellon Collie and the infinite sadness" (1995). O curto comunicado divulgado na página da internet do grupo acrescenta que Chamberlin se uniu "em 1988 à banda que Billy Corgan fundou em Chicago" e que "desde então tocou em todos os álbuns do grupo, exceto "Andore", de 1998". Billy reiterou no comunicado que seguirá escrevendo e gravando suas músicas, já que Smashing Pumpkins planeja voltar aos estúdios de gravação nos próximos meses. Vale lembrar que, o Smashing Pumpkins que faz uma música mesclando o som de diferentes tipos de rock como o metal, gótico, pop e música eletrônica, já se separaram em maio de 2000 para se juntarem novamente em abril de 2006 com Chamberlin, Corgan e Jeff Schroeder, Ginger Reyes e Lisa Harriton.

Spandau Ballet anuncia retorno após 20 anos de separação

às 14:54
Foto: Internet
Após 20 anos de separação o grupo de rock britânico Spandau Ballet, famoso nos anos 80, anunciou o retorno aos palcos. A informação foi confirmada pelo vocalista Tony Hadley. O retorno incluirá um álbum com músicas inéditas e uma turnê da banda. Uma das pioneiras do movimento 'new romantic', o grupo ficou famoso por sucessos como 'True' e 'Through The Barricades'. A volta será anunciada oficialmente nesta quarta-feira 26 em Londres, quando a banda divulgará os planos de maneira detalhada.

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro realiza cerimônia de premiação

às 14:52
Na próxima quarta-feira 26 o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IGHB) realizará a cerimônia solene do Ano Social de 2009. O evento contará com a participação do conferencista e diretor geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Marcus Monteiro, que falará sobre “O Inepac e o inventário do patrimônio cultural fluminense: conhecer para preservar”. O projeto de inventários, que será apresentado, visa resgatar e preservar a memória do estado do Rio de Janeiro, de forma a compreender seu processo de formação e transformação, sob os aspectos cultural, econômico, religioso e político. Durante a cerimônia também serão entregues o Prêmio Pedro Calmon, constante de medalha, e o diploma de menção honrosa, concedidos pelos Institutos Históricos Brasileiros reunidos em seu 4º Colóquio, aos historiadores Kenneth Light e Eugênio Ferraz, por suas respectivas obras: A viagem marítima da família real: a transferência da Corte e Monumentos históricos fazendários.

Nova proposta da Lei Rouanet entra em consulta pública por 45 dias

às 14:51
A nova Lei de Incentivo à Cultura foi apresentada nesta segunda-feira pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira. A proposta de alteração da Lei Rouanet ficará em consulta pública por 45 dias para contribuição de representantes da área e depois irá para votação no Congresso Nacional. O novo formato visa criar um conjunto de mecanismo de estímulo às atividades culturais, mantendo a renúncia fiscal como um instrumento secundário e complementar. A lei em vigor vai permitir a captação de recursos junto a empresas privadas para financiamento de projetos culturais. Dentro da proposta de reformulação da Lei Rouanet está prevista também a criação do vale-cultura. Um mecanismo de financiamento do consumo cultural que irá beneficiar mais de 12 milhões de trabalhadores. O bônus no valor de R$ 50,00 será fornecido mensalmente, sendo que, 20% será pago pelo trabalhador e o restante será dividido entre a empresa e o governo por meio de um sistema de dedução. A reformulação prevê também mais fontes de recurso além da renúncia fiscal: como no Tesouro Nacional, a criação de um percentual nas extrações lotéricas federais, a criação da loteria federal da cultura, as contribuições das cadeias setoriais e audiovisual, de livro e leitura e de patrimônio. As mudanças prevêem ainda a reestruturação do Fundo Nacional da Cultura que será o principal mecanismo de estímulo, incorporando os fundos setoriais. Além do Fundo de Audiovisual, já existente, serão criados ainda o das Artes como: teatro, circo, dança, artes visuais e música, o do Livro e Leitura, o da Cidadania, Identidade e Diversidade Cultural e o da Memória e Patrimônio Cultural Brasileiro. A proposta da Lei está disponível no site www.cultura.gov.br/reformadaleirouanet.

Robin Williams se recupera de cirurgia cardíaca

às 14:47
Foto: Internet
O ator premiado com o Oscar Robin Williams deve se recuperar da cirurgia cardíaca que fez recentemente, nos próximos dois meses. Segundo o site Reuters, os assessores do ator informaram que Robin pretende retomar sua turnê humorística "Weapons of Self-Destruction" assim que estiver recuperado da cirurgia. Williams, 57 anos, um dos maiores atores cômicos de Hollywood, conhecido por seus shows de humor repletos de improvisação e sotaques malucos, foi operado em 13 de março na Clínica Cleveland, em Ohio. A cirurgia foi feita para substituir a válvula aórtica, reparar sua válvula mitral e corrigir uma arritmia. Robin Williams recebeu um Oscar em 1997 por seu papel coadjuvante de psicólogo no drama "Gênio Indomável". Mais recentemente, atuou no filme "Licença para Casar," de 2007, e "Candidato Aloprado", de 2006.

Espanha lança guia gastronômico para imigrantes

às 14:46
O Ministério da Saúde da Espanha lançou um guia dirigido a imigrantes em que sugere alternativas como grão de bico e maçãs a brasileiros que sentem falta de feijão e frutas tropicais. O objetivo do livro, chamado ‘Uma alimentação sã para todos’ é ajudar os estrangeiros que sentem saudades das comidas de seus países a encontrar substitutos entre os produtos locais para re-equilibrar sua alimentação. O livro é dirigido às maiores comunidades de imigrantes no país: latino-americanos, marroquinos, europeus do leste, africanos, chineses, hindus e paquistaneses. O guia, que também pode ser baixado gratuitamente pela internet, inclui receitas e tabelas em que compara valores nutricionais de alimentos típicos de outros países com produtos encontrados facilmente na Espanha. Segundo essas tabelas, um prato de feijão preto vale o mesmo que um de grão-de-bico. Quem não tem maracujá, pode ir de maçã. Já os marroquinos que sofrem com a distância de seus frutos secos típicos do deserto também podem trocar três tâmaras por uma maçã espanhola. Para os brasileiros as recomendações são trocar praticamente qualquer fruta tropical por maçãs. Na tabela de correspondências uma maçã espanhola tem as mesmas propriedades de meio mamão, um maracujá, uma manga ou uma goiaba. Já a batata europeia vale um terço de uma mandioca brasileira. E o arroz branco passa a ser trocado por talharim. O guia terá 50 mil cópias e será distribuído a partir de abril nos consulados, ONGs de ajuda a imigrantes e departamentos municipais de informação. Em nota à imprensa o presidente da Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN), Roberto Sabrido afirmou que o livro "contribuirá para a integração dos recém-chegados à sociedade espanhola através da alimentação". O guia gastronômico também faz recomendações sobre exercícios físicos, hábitos de higiene e combate à obesidade.

Bienal de Veneza dribla a crise com a maior edição de sua história

às 14:45
Nos dias 7 de junho e 22 de novembro a Bienal de Veneza vai apresentar sua 53ª edição. Com o tema "Fare Mondi" que quer dizer ‘Criar Mundos’, tudo indica que o evento vai conseguir driblar a crise econômica. Para o curador da mostra, o sueco Daniel Birnbaum, a Bienal "não reagirá excepcionalmente" à penúria econômica global. Para isso, Daniel deu como exemplo a arte de Yoko Ono, que será premiada este ano com o Leão de Ouro por sua carreira, para descrever uma edição em a que a Bienal de Veneza estará "mais próxima de uma outra economia" que foge "dos objetos preciosos". Segundo o presidente do evento, Paolo Baratta, a Bienal contará com a participação de 77 países, a mais extensa da história da mostra. Apesar dos escassos recursos, a organização destacou o esforço para a ampliação da estrutura do evento. A primeira grande mudança é a criação de um novo palácio de exposições chamado "Área dos Jardins", onde pela primeira vez na história da Bienal, poderão ser desenvolvidas atividades permanentes, de forma paralela aos festivais e às grandes exposições. O novo edifício permanecerá acessível ao público durante todo o ano e abrigará daqui a 10 anos a biblioteca do Arquivo Histórico das Artes Contemporâneas.

Códice Atlântico de Da Vinci terá algumas páginas expostas

às 14:41
Cerca de 500 anos após a morte de Leonardo Da Vinci, sua obra continua a fascinar o mundo. Prova disso, é o Códice Atlântico do pintor que começou a ser desencadernado por especialistas. A iniciativa vai ajudar a preservar a obra de 12 volumes, a maior coleção de desenhos e pinturas do mestre italiano e permitir que algumas páginas sejam expostas ao público. Algumas folhas do Códice, que expõe as idéias de Da Vinci sobre geometria, natureza, armas, anatomia e outros temas, serão expostas em setembro na igreja de Milão que abriga seu afresco "A Última Ceia". O Códice Atlântico que fica guardado na Biblioteca Ambrosiana, em Milão possui cerca de 2.000 desenhos. Composto por 1.119 folhas foi montado originalmente no século 16 pelo escultor Pompeo Leoni. Um projeto de restauração realizado entre 1968 e 1972 dividiu o Códice em 12 partes, numa tentativa de ajudar a preservá-lo. O processo de desencadernação foi precedido por uma consulta com as autoridades relevantes e especialistas internacionais, segundo a qual vai permitir uma conservação melhor da obra. A Biblioteca ainda não determinou quais páginas serão expostas na igreja Santa Maria delle Grazie, que abriga o mural "A Santa Ceia". E disse também que haverá exposições temporárias das folhas no exterior. Maiores informações devem ser divulgadas em junho.