Livro 'Memórias de minhas putas tristes', de García Márquez, será levado aos cinemas

domingo, 20 de setembro de 2009 às 10:45

O romance ''Memórias de minhas putas tristes'', do escritor colombiano Gabriel García Márquez, será levado aos cinemas em uma produção de US$ 8 milhões. O longa será rodado na cidade mexicana de Puebla. O filme é uma co-produção entre os governos da Dinamarca e da Espanha, além do estado mexicano de Puebla, e das empresas Femsa e Televisa. Puebla, capital do estado de mesmo nome, fica a algumas horas da Cidade do México, e já serviu para locações de filmes famosos, como "Arranca-me a vida", de Roberto Sneider (em cartaz no Festival do Rio 2009); "Chamas da vingança", com Denzel Washington; ''Frida'' com Salma Hayek; e ''Ponto de vista'' com Dennis Quaid e Forest Whitaker. Alguns dos textos de García Márquez já foram adaptados para o cinema. O mais recente foi "O amor nos tempos do cólera", de 2007, dirigido pelo inglês Mike Newell, e com a participação de Fernanda Montenegro.

Edição 2009 do festival Tudo é Jazz tem homenagem a Billie Holiday

às 10:44

Começou nesta sexta-feira (18) mais uma edição do festival Tudo É Jazz, tradicional evento de música que acontece em Ouro Preto, cidade história de Minas Gerais. Este ano, o principal destaque é uma homenagem a Billie Holiday que vai reunir as cantoras Madeleine Peyroux e Mart'nália e músicos do quilate do baixista Ron Carter.

2009 também marcam os 50 anos da morte de Holiday, considerada a maior cantora da história do jazz. O show em sua homenagem aconteceu neste sábado (19), no Largo do Rosário. Há também uma série de artistas franceses escalados, como parte do Ano da França no Brasil.

Loney, Dear traz seu pop eletrônico ao Brasil

às 10:43

O músico Loney, Dear está de passagem pelo Brasil onde fará quatro apresentações. A turnê, parte da Invasão Sueca, começou nesta sexta-feira (18) em Fortaleza e segue para Recife, São Paulo e Porto Alegre até o próximo sábado. Os shows no país serão baseados em seu álbum mais recente, Dear John, quinto trabalho da carreira e primeiro após o sucesso de Loney, Noir, disco que agradou os norte-americanos e ganhou em 2007 um relançamento pelo selo Sub Pop.

Documentário sobre Tancredo Neves será lançado em 2010

às 10:40

O cineasta Silvio Tendler lançará documentário sobre Tancredo Neves em 2010, ano que marcará 100 anos de nascimento e 25 de morte do político eleito para guiar o Brasil de volta à democracia, em 1985. De origem mineira, Neves morreu às vésperas de ser empossado presidente da República. O projeto será finalizado em março de 2010, ano em que serão realizadas pela sexta vez consecutiva eleições diretas no país.

O nome de Tancredo veio à tona após o movimento conhecido como Diretas Já ser frustrado por manobra governamental. Embora escolhido por voto indireto, seria o representante da redemocratização do país. A morte dele fez com que José Sarney subisse ao posto de primeiro presidente brasileiro pós-ditadura.

Segundo o site da revista Rolling Stone, o cineasta mapeará não só a vida do político, mas também atentará às circunstâncias da época, principalmente, a volta do Brasil à democracia. Estão nos planos de Tendler entrevistas com vários artistas da época, como Chico Buarque, Wagner Tiso, José Wilker, Fernanda Montenegro, Fafá de Belém e Christiane Torloni.