EXPOSIÇÕES

terça-feira, 17 de março de 2009 às 21:13
Exposição conta a história do correio aéreo francês
O Centro Cultural dos Correios vai apresentar a partir desta quinta-feira, a exposição Mémoire d'Aeropostale. O evento vai abrir as comemorações do Ano da França no Brasil. A mostra é uma retrospectiva da Compagnie Generale Aéropostale hoje, a Air France, empresa que inaugurou, em 1918, o transporte de correspondências entre Europa, África e América Latina. A exposição vai revelar curiosidades como as escalas feitas por Saint Exupéry em Florianópolis, a filatelia da França e do Brasil, os documentos comemorativos, as cartas da época, os recordes quebrados, entre outros aspectos dos primeiros passos de uma das maiores empresas de aviação do mundo. A exposição vai até 2 de maio. O Centro Cultural dos Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro (2253-1580). 3ª a dom., das 12h às 19h. A entrada é gratuita.
Espaço Caixa Cultural expõe 21 dos 40 títulos do ator americano Marlon Brando
Nesta terça-feira (17) a partir das 13h, vai acontecer a maratona mostra Brando, na Caixa Cultural. O evento vai reunir 21 dos 40 títulos em que o ator americano Marlon Brando (1924 -2004) atuou ao longo dos seus 54 anos de carreira. A mostra vai começar com o único longa-metragem dirigido pelo controverso astro, que derrubou os tradicionais métodos de interpretação cinematográfica. Brando teve seu rosto popularizado em filmes como Um bonde chamado desejo (1951) e, em outra fase de sua filmografia, O poderoso chefão (1972). A atração do primeiro dia é Brando (2007) que vai ficar por conta do documentário de Mimi Freedman e Leslie Greif que revira a conturbada trajetória do ator de ponta-cabeça. O espaço Caixa Cultural fica na Av. Almirante Barroso, 25, centro, Rio.
Espaço Cinema faz sessões gratuitas de 'Verônica' para professores
Nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, o Espaço Cinema, na Lapa vai promover sessões gratuitas do filme Verônica, de Maurício Farias, para os professores da rede pública de ensino. O longa-metragem fala de uma professora de uma escola municipal, interpretada por Andrea Beltrão, que defende um aluno de 8 anos dos assassinos dos pais do garoto, integrantes do tráfico de drogas da favela onde moravam. O evento é uma parceria entre a escola Audiovisual Cinema Nosso e o Projeto Cinema Para Todos, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. As sessões começam as 19h30. Após a exibição, haverá um debate sobre o filme. Os professores interessados precisam confirmar presença pelo telefone 2250-3300.
Dupla Os Gêmeos expõe pela primeira vez no Rio
De 24 de março a 24 de maio de 2009, a dupla paulistana os gêmeos, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, vai realizar sua primeira exposição individual no Rio. O evento acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e exibirá a mostra Vertigem, uma instalação que ocupa três salas com pinturas, esculturas e objetos sonoros dos artistas. A dupla ganhou visibilidade no exterior, especialmente na Europa, depois de pintar áreas públicas de São Paulo, como trens. Um dos marcos da sua carreira foi a pintura do castelo Kelburn, na Escócia. CCBB fica na rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). A mostra será de 3ª a dom., das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

Deputado Clodovil Hernandes morre de acidente vascular cerebral

às 18:27
Foto:Internet
Morreu nesta terça-feira aos 71 anos o deputado Clodovil Hernandes (PR-SP). Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital Santa Lúcia, em Brasília nesta manhã, o estado de saúde do deputado era de extrema gravidade. O parlamentar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi encontrado caído ao lado da cama na segunda-feira (16). Ainda pela manhã desta terça-feira, Clodovil passou por exames que ajudaram a detectar a morte cerebral. Segundo a assessora de imprensa do deputado, Berta Pellegrino, o parlamentar terá os órgãos doados. O corpo de Clodovil deverá sair às 22h do Hospital Santa Lúcia para ser velado no Salão Negro da Câmara. Em seguida, o corpo deverá seguir para São Paulo, onde a previsão é que seja velado na Assembleia Legislativa. O enterro será no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. O horário ainda não foi divulgado pela assessoria do deputado.
Clodovil nasceu no interior de São Paulo e foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis, Domingo Hernández e Isabel Sánchez. Nos anos 1960 ganhou fama como estilista de alta costura. Formou-se em professor mas nunca exerceu a profissão. Ainda jovem começou a trabalhar em televisão, veículo em que permaneceu por mais de 45 anos. Ele passou por quase todas as emissoras de TV do país. No início dos anos 80, participou na Rede Globo do programa feminino TV Mulher, considerado revolucionário na época, ao lado da ex-prefeita de São Paulo e sexóloga Marta Suplicy, do cartunista Henfil e da apresentadora Marília Gabriela.