sábado, 18 de julho de 2009 às 09:39

As Sem-razões do Amor

Eu te amo porque te amo.

Não precisas ser amante,

e nem sempre sabes sê-lo.

Eu te amo porque te amo.

Amor é estado de graça

e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,

é semeado no vento,

na cachoeira, no eclipse.

Amor foge a dicionários

e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo

bastante ou demais a mim.

Porque amor não se troca,

não se conjuga nem se ama.

Porque amor é amor a nada,

feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,

e da morte vencedor,

por mais que o matem (e matam)

a cada instante de amor.

**Carlos Drummond de Andrade**

Leitura dramatizada de “Comunhão de Bens” no Salão Nobre, TMN

às 09:35

Dia 27 de julho, às 19 horas, acontece no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói, o espetáculo “Comunhão de Bens”. A peça conta à história de um casal, Helô e Godô, que decide se separar, mas permanece morando na mesma casa por questões financeiras. A relação amigável é baseada numa condição: apesar de vivendo sob o mesmo teto os dois podem trazer namorados para casa. É aí que entra na história o novo namorado de Helô, Guto, um intelectual tímido e bissexual que vai se interessar pelo ex-marido da namorada; e Nicinha, uma bela caixa de supermercado que vai despertar a paixão de um dos personagens.

A comédia "Comunhão de Bens" foi escrita em 1980 pelo dramaturgo Alcione Araújo, num período de mudanças políticas e comportamentais do País, influenciadas pelo debate das relações mais abertas no casamento e a bissexualidade. O diretor Carlos Fracho conheceu "Comunhão de Bens" quando assistiu a encenação do espetáculo em 1981, no Teatro dos Quatro, com Maria Helena Dias, Osmar Prado, Bia Nunes e Aderbal Freire Filho. Ele procurava uma comédia bem escrita que fosse de um autor brasileiro para esta leitura.

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35, Centro. A entrada é franca (distribuição de 90 senhas meia hora antes de cada espetáculo).