Passa uma borboleta

segunda-feira, 13 de abril de 2009 às 14:45
Internet
Passa uma borboleta por diante de mim E pela primeira vez no Universo eu reparo Que as borboletas não têm cor nem movimento, Assim como as flores não têm perfume nem cor. A cor é que tem cor nas asas da borboleta, No movimento da borboleta o movimento é que se move, o perfume é que tem perfume no perfume da flor. A borboleta é apenas borboleta E a flor é apenas flor. **Fernando Pessoa**

Vinicius Cantuária prepara novo CD

às 14:10
Internet
Autor de sucessos como as músicas Só você e Na canção, o cantor Vinicius Cantuária que atualmente está em Nova York prepara seu mais novo CD. Para a gravação do disco novo, Cantuária não ficou preso à Nova York. Foi a Seattle gravar com Frisell e com músicos como o pianista Brad Mehldau. Para registrar Samba carioca, o músico veio ao Rio fazer sessões no estúdio do saxofonista Leo Gandelman, ao lado de amigos como Paulo Braga (bateria) e Luiz Alves (baixo), além dos pianistas escolhidos. O cantor, que veio de um relativo sucesso no Brasil, diz ter escolhido uma postura mais para o underground ao mandar-se para os Estados Unidos e mesmo estando longe, o músico permanece acompanhando a MPB. Cantuária nasceu em 1951 em Manaus e surgiu no mercado fonográfico na onda do rock progressivo dos anos 70. Neste período foi baterista da banda O Terço e gravou com eles os dois primeiros álbuns da banda, de 1970 e 1972, homônimos. A ligação com Tom Jobim e os recentes trabalhos com Marcos Valle e João Donato não escondem que, para além do pop, Cantuária é hoje um grande apaixonado pela bossa nova. Chegou a participar de eventos em homenagem aos 50 anos do gênero, no ano passado, um deles no mesmo Barbican Centre, em Londres, que abriu as portas para a volta dos Mutantes, em 2006.

The Gutter Twins anuncia show em São Paulo.

às 14:07
Internet
Dia 1º de julho os Gutter Twins vão se apresentar no Bourbon Street, em São Paulo. A notícia foi divulgada no próprio site do supergrupo do rock alternativo formado por Mark Lanegan, ex-Screaming Trees e Greg Dulli ex-Afghan Whigs. A formação da dupla teve inicio em 2003, mas só lançaram seu primeiro e único álbum, “Saturnalia”, em março 2008, pelo selo independente Sub Pop. Em setembro foi a vez do EP “Adorata”, com duas inéditas e covers de artistas como Primal Scream, José Gonzáles e Scott Walker. Além de liderarem duas das mais influentes bandas do rock alternativo norte-americano da década de 90, Dulli e Lanegan tiveram carreiras paralelas de sucesso. Dulli foi o vocalista da Backbeat Band, grupo que recriou as músicas do começo da carreira dos Beatles para a trilha sonora do filme “Backbeat – Os cinco rapazes de Liverpool”, além de liderar o grupo Twilight Singers. Já Lanegan foi cantor do Queens of the Stone Age e já lançou dois álbuns em parceria com Isobel Campbell, ex-vocalista do Belle & Sebastian.

Museu Imperial recebe grupos folclóricos germânicos

às 14:05
O Museu Imperial presta uma homenagem aos colonizadores germânicos. Até o fim do ano, o antigo Palácio Imperial recebe os Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis para apresentações nos finais de semana. Neste mês de abril, seis grupos irão se apresentar nos jardins do Palácio, como uma forma de resgatar a cultura dos colonizadores de Petrópolis e mantê-la viva. Neste domingo, foi a vez do Grupo Folclórico Germânico Bergstadt. Primeiro grupo de danças folclóricas criado em Petrópolis, o nome se refere à Cidade das Montanhas, uma homenagem ao próprio município serrano. O grupo tem como objetivo resgatar hábitos e costumes alemães trazidos por antepassados, cultivando a música e a dança folclórica como expressão da cultural desse povo. No dia 18 de abril, às 14h, quem faz a festa é O Bauerngruppe - Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis com repertório variado, repleto de coreografias alegres, incluindo as regiões da Baviera, Floresta Negra e Pomerânia. No domingo, dia 19, às 11h, o tradicional Clube 29 de Junho se apresenta. Para encerrar o mês de abril, no sábado, 25, o Grupo Rheinland se apresenta. Trazendo como símbolo o brasão do estado Rheinland Pfalz, (oeste da Alemanha), local de onde partiram os primeiros colonizadores, a equipe faz uma homenagem àqueles que trabalharam no projeto urbanístico de Petrópolis, desenvolvido pelo engenheiro Júlio Frederico Koeler. No domingo, 26, o público pode conferir a apresentação do grupo Blumenberg Volkstanz, considerado o maior grupo folclórico de Petrópolis, com quatro categorias e aproximadamente 60 integrantes. Os espetáculos serão realizados todos os sábados, às 14h, e aos domingos, às 11h. As apresentações são gratuitas e, a cada final de semana, dois grupos se apresentam, nos jardins do Museu Imperial.

No Use For a Name na Lapa, um show de punk pop

às 14:02
Internet
Nesta terça-feira o grupo No Use for a Name vai se apresentar no Teatro Odisséia, na Lapa. Em sua segunda turnê no Brasil, a estreia do grupo nos palcos locais foi em 2007. Este ano, a banda já passou por outras cidades do Brasil como, Porto Alegre e Curitiba. O repertório da turnê atual tem foco em canções do álbum The feel good record of the year (2008), que saiu em abril do ano passado. A banda californiana de pop punk surgiu em pequenos clubes de hardcore em 1987 e começou a diversificar seu som à medida que ganhou mais exposição. O grupo formado por Rory Koff (baterista), Tony Sly (vocalista e guitarrista) únicos membros originais do grupo, é completada por Matt Riddle (baixo e vocal) e Dave Nassie (guitarra). Atualmente a banda lança discos com a chancela do selo independente de hardcore Fat Wreck, criado três anos antes por Fat Mike, líder do NOFX, o que talvez justifique a menção do grupo entre os melhores do estilo. Além do No Use for a Name e do NOFX, o selo possui grupos que integram o mesmo circuito como Descendents, Less Than Jake, Propagandhi e Lagwagon. Em 2007, a Deckdisc lançou no Brasil a coletânea All the best songs, que compila 26 músicas registradas pelo quarteto entre 1993 e 2005.