Festival vai reunir gerações do funk carioca

sexta-feira, 3 de julho de 2009 às 14:44

No próximo dia 11, o público carioca terá um festival dedicado ao funk. O evento denominado "Red Bull Funk-se" acontecerá na Fundição Progresso e vai reunir gente como Gerson King Combo, que nos anos 70 era considerado o Rei do Black. Gerson se juntará à nova geração do funk representada pelo rapper BNegão e os MCs Menor do Chapa e Sabrina. Para a mesma noite, está marcada uma disputa entre DJs com sintetizadores do tipo "MPC" (Music Production Center). O equipamento é utilizado na produção musical ao vivo, combinando-se "samples" e batidas eletrônicas em tempo real. Antes de começar o festival se prepare, pois de 7 a 10 de julho o Espaço Nave Oi Futuro, na Tijuca, recebe a primeira fase do Red Bull Funk-se, com debates, exposições, workshops e "funk sessions" ao longo de quatro dias. Personalidades como Jose Júnior, do Grupo Cultural Afroreggae, Rômulo Costa, Hermano Viana e a secretária estadual de Educação do Rio de Janeiro, Tereza Porto, estão entre os convidados dos debates.

Cidades históricas de Minas terão festivais culturais em julho

às 14:43

Entre os dias 8 e 26 de julho vai acontecer em Minas Gerais o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2009. O evento homenageará o Clube da Esquina com shows, oficinas e seminários. Expoentes dessa geração vão se dividir entre as duas cidades históricas. Milton Nascimento, por exemplo, canta em Ouro Preto dia 11, enquanto Lô Borges se apresenta ali dia 24, e em Mariana, dia 25. Em São João Del-Rei, o grande homenageado do Inverno Cultural será Grande Otelo. O tributo incluirá a apresentação do musical "Êta moleque bamba", que narra à vida do artista. O festival começa dia 11, com a cantora Martinália subindo ao palco, e terá ainda shows de jovens bandas de rock e pop. Até o dia 19, oficinas de música, artes plásticas e afins completam a programação.

João Gilberto cancela shows na Espanha por problemas de saúde

às 14:42

O músico João Gilberto, de 78 anos, um dos criadores da bossanova, cancelou os shows que tinha previsto fazer este mês nas cidades espanholas de Madri, Barcelona e San Sebastián, por causa de problemas de saúde. O cantor vai ser operado em meados de julho de uma hérnia inguinal e os médicos o aconselharam a ficar de repouso e não viajar durante este mês. Segundo a empresa promotora dos shows, o músico voltará em setembro aos palcos. João iria cantar no próximo dia 18 no Palácio de Congressos de Madri, no dia 24 no Festival Jazzaldia de San Sebastián e no dia 26 no Liceu de Barcelona. O músico já tinha adiado os shows de Madri e Barcelona, que estavam previstos para os dias 29 de maio e 1º de junho, respectivamente.