Documentário sobre Tancredo Neves será lançado em 2010

domingo, 20 de setembro de 2009 às 10:40

O cineasta Silvio Tendler lançará documentário sobre Tancredo Neves em 2010, ano que marcará 100 anos de nascimento e 25 de morte do político eleito para guiar o Brasil de volta à democracia, em 1985. De origem mineira, Neves morreu às vésperas de ser empossado presidente da República. O projeto será finalizado em março de 2010, ano em que serão realizadas pela sexta vez consecutiva eleições diretas no país.

O nome de Tancredo veio à tona após o movimento conhecido como Diretas Já ser frustrado por manobra governamental. Embora escolhido por voto indireto, seria o representante da redemocratização do país. A morte dele fez com que José Sarney subisse ao posto de primeiro presidente brasileiro pós-ditadura.

Segundo o site da revista Rolling Stone, o cineasta mapeará não só a vida do político, mas também atentará às circunstâncias da época, principalmente, a volta do Brasil à democracia. Estão nos planos de Tendler entrevistas com vários artistas da época, como Chico Buarque, Wagner Tiso, José Wilker, Fernanda Montenegro, Fafá de Belém e Christiane Torloni.