Gravadora impede Beyoncé de por vídeos no YouTube

quarta-feira, 31 de março de 2010 às 11:12

Segundo a imprensa americana, a gravadora Sony, selo de gravação da cantora Beyoncé, bloqueou os videoclipes da artista no canal que a múltiplo ganhadora de Grammys tem no YouTube por infringir a lei de "direitos autorais". Esta é a primeira vez que uma gravadora aplica a lei de direitos autorais em um canal de distribuição de vídeos da propriedade de um de seus artistas. Desde a última sexta-feira (26), os admiradores da cantora que visitam o espaço encontram uma tela negra e uma mensagem da Sony justificando a ação com dizeres: "Este vídeo tem conteúdos da Sony Music Entertainment, que o bloqueou em seu país por temas de direitos autorais".

Mas fora do canal de Beyoncé, é possível encontrar alguns dos vídeos da cantora, como no canal VEVO, do que são co-proprietários Sony e Universal Music.

Cantora Badu cria polêmica nua em vídeo no local da morte de JFK

às 11:11

De acordo com as informações do site Reuters/Brasil Online, a cantora soul americana Erykah Badu provocou comoção com um vídeo musical no qual ela tira toda a roupa em público no local do assassinato do presidente John F. Kennedy e cai ao chão, como se tivesse levado um tiro. O vídeo musical "Window Seat" foi lançado nesta terça-feira (30) como parte da divulgação de seu quinto álbum gravado em estúdio, "New Amerykah Part Two (Return of the Ankh)". A artista de 39 anos, nascida em Dallas fica nua na Praça Dealey, no centro da cidade, e cai ao chão, com um espasmo, ao som de um tiro de fuzil, que foi incluído posteriormente no vídeo de 5,5 minutos de duração.

Para a cantora o vídeo foi uma tentativa de despertar interesse por um termo dos anos 1950, "groupthink" (pensamento de grupo), que indica que uma pessoa tem medo de expressar-se pelo temor de sofrer rejeição por parte do público maior.

Relembrando... John Kennedy levou um tiro na cabeça em 1963 quando passava de carro pela Praça Dealey, e seu assassinato provocou comoção nos EUA e no mundo. O local de sua morte é amplamente visto como um lugar sagrado.

Parte do palácio de Nero em Roma desaba

às 11:10

O desabamento aconteceu nesta terça-feira (30). Parte do telhado do Palácio Dourado do imperador Nero, da antiguidade romana, ruiu e levantou temores de que o sítio não tenha condições de segurança para receber as multidões de turistas que o visitam todos os anos. O Palácio que fica no alto de uma colina que dá para o Coliseu foi construído no século 1 d.C. e vem apresentando problemas estruturais desde que foi aberto ao público, em 1999. De acordo com as autoridades, o desabamento ocorreu quando trabalhadores estavam realizando reparos no local cobrindo uma área de cerca de 100 metros quadrados. Ninguém ficou ferido.

Nero ergueu seu palácio após o grande incêndio de Roma em 64 d.C., com o objetivo de ser um local para festas, mais que uma residência. Parcialmente folheado a ouro, suas paredes foram decoradas com pedras semipreciosas e afrescos.

Cat Power se apresenta no Brasil em Maio

às 11:08

Os shows estão previstos para o dia 20 em Porto Alegre (RS) e dias 22 e 23 na Virada Cultural Paulista, no interior de São Paulo. As apresentações da cantora e compositora norte-americana Cat Power acontecem em maio.

Chico Xavier tem sua vida contada em filme

terça-feira, 30 de março de 2010 às 13:58

Nesta sexta-feira (02) estreia o longa “Chico Xavier”, data que o espírita completaria 100 anos. O filme tem os atores Matheus Costa, Ângelo Antônio e Nelson Xavier na pele do protagonista. Sem nenhuma pretensão de converter as pessoas ao espiritismo, o filme conta a trajetória de vida de um homem que sofreu muito na infância, por ser incompreendido, e que depois se dedicou a ajudar os outros até morrer, aos 92 anos. A direção é de Daniel Filho.

Oliver Stone virá ao Brasil em maio para lançar documentário sobre Hugo Chávez

às 13:57

O cineasta americano Oliver Stone virá ao Brasil em maio para lançar o documentário "South of the border" ("Ao sul da fronteira", em português), em que exalta o regime de Hugo Chávez na Venezuela. A notícia foi divulgada pelo jornalista Ancelmo Gois em sua coluna desta terça-feira em O GLOBO. Stone é responsável por filmes polêmicos como "JFK - A pergunta que não quer calar" e "Assassinos por natureza". O filme "South of the border" já foi apresentado pelo cineasta no Festival de Veneza, em 2009, e provocou polêmica.

DVD de Ivete Sangalo terá participação de Juanes

às 13:56

O registro acontecerá no Madison Square Garden, em Nova York, no dia 4 de setembro. A notícia da participação do cantor colombiano Juanes para a gravação do DVD internacional da cantora Ivete Sangalo foi divulgada através de um post em sua página no Twitter.

Robert Plant fará turnê com nova banda nos Estados Unidos

às 13:55

O ex-vocalista do Led Zeppelin anunciou que vai realizar uma turnê pelos Estados Unidos a partir do dia 13 de julho, com sua nova banda, batizada de Band of Joy. Ao todo serão 12 apresentações que terá início em Memphis e seguirá até o fim do mês.

Gibi de Superman registra novo recorde em leilão

às 13:53

Segundo informações da empresa ComicConnect.com, um exemplar da primeira história em quadrinhos de Superman, publicada em 1938, foi vendido nesta segunda-feira (29) em Nova York ao preço recorde de 1,5 milhões de dólares. A capa da revistinha, que valia 10 centavos de dólar em junho de 1938, mostra o homem de aço levantando um carro verde e atirando-o contra uma rocha, enquanto as pessoas próximas fugiam assustadas. Um recorde anterior havia sido alcançado em fevereiro passado com outro exemplar idêntico, mas em pior estado de conservação, que foi vendido por um milhão de dólares. O personagem Superman, com seus superpoderes, roupa azul e capa vermelha, foi imaginado por dois adolescentes americanos, Jerry Siegel e Joe Shuster, originários de Cleveland (Ohio, norte).

Jair Oliveira e Tania Khalill estrelam musical em SP

segunda-feira, 29 de março de 2010 às 13:15

Dia 2 de abril o cantor Jair Oliveira e a atriz Tania Khalill vão estrelar o musical Grandes Pequeninos, que estreia no Teatro Folha, em São Paulo. O projeto foi inspirado no livro-CD de mesmo nome, que também é produzido pelo casal. O musical aborda o universo mágico dos bebês e dos pais novatos. Entre fraldas, mamadeiras, passeios e obrigações, a família vive uma grande aventura. Aos poucos, os pais vão se habituando aos cuidados com o novo membro da família que habita suas vidas. Com texto assinado por Fábio Torres e montagem dirigida por Isser Korik, o musical tem o objetivo de entreter toda a família. O espetáculo conta com manipulação de bonecos, teatro de sombras, números circenses, muitas cores e um cenário divertido que encanta as crianças.

O espetáculo fica em cartaz até 30 de maio aos sábados e domingos, às 16h. O endereço do Teatro Folha fica no Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618. Ingressos: R$ 30 Classificação indicativa: Livre

UFO se apresenta no Brasil pela primeira vez em maio

às 13:15

A banda inglesa UFO virá ao Brasil pela primeira vez, em maio, para uma série de pelo menos três shows. A passagem pelo país faz parte da turnê de divulgação do mais novo álbum The Visitor, lançado ano passado. Com 40 anos de estrada, a banda conta, atualmente, com os membros originais Phil Mogg e Andy Parker, além do guitarrista Vinnie Moore, o baixista Rob de Luca e o tecladista/guitarrista Paul Raymond. Os shows acontecerão nos dias 26 de maio em São Paulo (Carioca Clube), 27 em Goiânia (The Bolshoi) e 28 em Belo Horizonte (Lapa Multshow).

Álbum de estreia da mulher de Jack White, Karen Elson chega às lojas no dia 24 de maio

às 13:14

O primeiro trabalho de Elson sai pelo selo de White, Third Man Records, e traz Jack Lawrence, do Dead Weather, no baixo, Carl Broemel, do My Morning Jacket, no pedal steel, Rachelle Garniez no acordeão e nos vocais e Jackson Smith, filho de Patti Smith, na guitarra. A produção é do marido Jack White, que também tocou bateria no disco.

Cláudia Telles canta no Circuito Bossa Nova

às 13:13

A Secretaria Municipal de Cultura apresenta nesta segunda-feira, às 19h, no Teatro Gonzaguinha, a cantora Cláudia Telles no projeto Circuito Bossa Nova. A cantora está lançando o disco 'Quem sabe você', com a participação especial de Emilio Santiago na faixa Biquininho azul, de Candinho e Ronaldo Bôscoli. O Teatro Gonzaguinha fica nas dependências do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze.

Vestida de operária, Elza Soares estreou novo show

às 13:13

O novo show intitulado Operária Brasileira aconteceu no último sábado (27), no Canecão Rio de Janeiro. Sempre irreverente, a Elza entrou no palco vestida com um macacão laranja e óculos escuros, homenageando a classe operária que usa esse tipo de uniforme. No palco, estavam expostas as bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro, do time rubro-negro Flamengo e da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, além de diversas camisas de outros times cariocas.

Livro reúne 20 contos inspirados em canções da Legião Urbana

sexta-feira, 26 de março de 2010 às 15:18

O lançamento com direito a karaokê da Legião vai acontecer no Cinematheque, neste sábado (27), dia do aniversário de Renato Russo. O evento organizado por Henrique Rodrigues vai reunir 20 contos inspirados em canções da Legião Urbana. Os fãs poderão conferir histórias contadas por Rodrigues, é claro, além de autores conhecidos, como João Anzanello Carrascoza e Miguel Sanches Neto, e ao lado de outros que nunca publicaram como Rosana Caiado Ferreira.

E por falar em Renato Russo...

Em abril, a cantora Leila Pinheiro leva ao palco o repertório que reuniu em "Meu segredo mais sincero", CD com canções de Russo. A cantora que produziu o CD em seu selo, Tacacá, está em negociação com gravadoras para lançá-lo em junho.

Outra...

O diretor Antônio Carlos da Fontoura iniciará as filmagens de "Somos tão jovens", longa-metragem que foca o início da carreira de Russo. O ator Thiago Mendonça viverá o compositor, enquanto os filhos de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá deverão assumir os papéis de seus pais na produção que se arrasta há seis anos.

E mais...

A discografia do grupo Legião Urbana ganhará nova roupagem em junho, para relançamento em vinil e em digipack. Os CDs poderão ser comprados numa caixa, que terá material extra com vídeos do grupo. Os LPs não terão as letras, que estarão no portal da banda (www.legiaourbana.com.br). A página, que entra no ar em abril, terá fotos, vídeos, notícias e participação de fãs.

Segunda edição do Viradão Cultural do Rio terá 54 horas de programação

às 15:16

Nos dias 9, 10 e 11 de abril começa no Rio de Janeiro, a segunda edição do Viradão Carioca. Este ano em vez das 48 horas, como aconteceu no ano passado, serão 54 horas de programação totalmente gratuitas. As comunidades da Maré, Morro dos Prazeres, Tavares Bastos e Vila Kennedy serão contempladas com palcos e atrações diversas, como o projeto Cinema na Praça. Entre as atrações confirmadas estão: Dona Ivone Lara, Jorge Benjor, Martinho da Vila, Fábio Jr. e Fiuk, Pitty, Lulu Santos, Orquestra Sinfônica Brasileira e João Donato, Mart'nália, Jair Rodrigues e família, Arlindo Cruz, Preta Gil, Sorriso Maroto, Wilson das Neves, Jeito Moleque, Luiz Melodia, DJs Malboro, Janot, Dodô Azevedo, Brinquinho e Denis, Moinho, Hori, Moska, Nei Lopes, Molejo, Dudu Nobre, Silvia Machete, Jorge Mautner, Sérgio Loroza, Carlos Malta e Pife Muderno, Jards Macalé, Zé Renato, Moacyr Luz e Guinga (Show Dobrando a Carioca), Falamansa, As Chicas, Mariana Aydar, Brasov, Casuarina, 4 Cabeças, Orquestra Voadora, Rosemary, Rogê, Ângela Ro Ro, Elba Ramalho, Fino Coletivo, Fundo de Quintal, Geraldo Azevedo, Jorge Mautner, Kleiton e Kledir, Sururu na Roda, Swing e Simpatia, Afroreggae, Seu Chico e Vitor Araújo, Farofa Carioca, Marjore Estiano, Cidade Negra, Zé Zuca, Bia Bedran, Buchecha, Orquestra do Bola Preta, Banda dos Fuzileiros Navais, Gigantes da Lira.

O evento terá dez palcos ao ar livre, dois grandes, na Praça Quinze e em Rio das Pedras, e quatro médios, na Cinelândia, no Leme, na Praça do Ringue, em Santa Cruz, e no Piscinão de Ramos. Ainda haverá o Palco Sobre Rodas, que circulará pelo IAPI da Penha, por Vila Isabel e Méier. Então não perca!

Filme de sexo 'estrelado' por Jimi Hendrix será lançado em DVD

às 15:15

O DVD "Jimi Hendrix: The Story Of The Lost Sex Tape" vai ser lançado pela empresa Kaleidoscope no dia 3 de maio. O filme contém 11 minutos de um filme pornográfico e é estrelado pelo lendário guitarrista, morto em 1970. Segundo a empresa, o filme caseiro foi descoberto em 2007, no meio de um lote de objetos de Hendrix que foram a leilão. As imagens foram filmadas com uma câmera de 8mm.

Leandro Sapucahy faz show em Padre Miguel

quinta-feira, 25 de março de 2010 às 14:21

O evento que vai acontecer no próximo sábado dia (27) às 9h, com uma feira cultural faz parte do projeto Criolice "Corredor Cultural Marquinho PQD". O show está previsto para começar às 20h com um grande encontro com roda de samba. O cantor e compositor Leandro Sapucahy promete fazer um grande show ao lado do compositor Marquinho PQD que comandará a roda. Além de passear pela feira, o público vai poder curtir a festa Criolice, que conta com a participação de um DJ tocando clássicos da música brasileira e do grupo Opaxorô, grupo de resistência do samba de raiz e demais músicas de origem/base africana. O endereço fica na Rua K - Esquina com a Rua Figueiredo Camargo- Padre Miguel. A entrada é gratuita.

Guns N' Roses marca nova data de show no Rio

às 14:20

A banda Guns N' Roses tocará no Rio de Janeiro dia 4 de abril na Praça da Apoteose. O grupo não pôde apresentar o show da turnê "Chinese democracy" porque as fortes chuvas que atingiram a cidade na ocasião destruíram parte do palco. O grupo conseguiu uma nova data para o show no Brasil depois do último dia da turnê na América do Sul, em Quito, Equador, dia 2 de abril. Segundo informações, os ingressos comprados para o show cancelado, do último dia (14) continuam válidos para a nova apresentação no mesmo setor. Não há necessidade de troca. Os tickets adquiridos na pré-venda para clientes Credicard, Citibank e Diners também não sofrem alterações.

Novo disco de Ben Harper terá participação de ex-beatle

às 14:19

Segundo o site da revista norte-americana Rolling Stone, o novo álbum de Ben Harper com a banda Relentless7 terá a participação do ex-baterista dos Beatles, Ringo Starr. O disco intitulado Give Till it's Gone foi gravado no estúdio Groove Master, na Califórnia, nos Estados Unidos. O lançamento está previsto para este ano.

Lanny Gordin lançou novo álbum em show em SP

às 14:18

Com uma banda composta por oito integrantes duas guitarras (Lanny e Moscatiello), Dokter Leo (bateria), Carlos Fharia (contrabaixo), Tiago Mineiro (teclado), Yuri Garfunkel (flauta transversal), Miguel Durante (gaita) e Janja Gomes (percussão). O guitarrista Lanny Gordin lançou nesta quarta-feira (24), no Studio SP o álbum Auto-Hipnose, com a banda Kaoll. Lanny que está há dez anos sem gravar um Cd novo é considerado por muitos um gênio da guitarra, e despontou no final da década de 60 ao ser apresentado por Tony Osanah, crooner dos Beat Boys, a Gilberto Gil.

Álbum American Idiot do Green Day vai virar filme

às 14:17

Segundo o Deadline, o longa será dirigido pela produtora Playtone, do ator Tom Hanks e do produtor Gary Goetzman. Para quem se lembra o álbum American Idiot, álbum do Green Day de 2004, que também já virou peça de teatro, agora serve de inspiração para um filme. O musical, que está prevista para chegar à Broadway no dia 20 de abril, será dirigido por Michael Mayer, de Spring Awakening, e tem supervisão musical do Green Day e do arranjador Tom Kitt. A Playtone já fez algo parecido com Mamma Mia!, ao levar o espetáculo de teatro inspirado em músicas do ABBA ao cinema, arrecadando US$ 610 milhões de bilheteria com o filme estrelado por Meryl Streep.

Eduardo Paes remaneja 50 milhões para Cidade da Música

às 14:17

A informação foi publicada na página 7 da edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. O Prefeito Eduardo Paes tirou 50 milhões do orçamento que estava destinado para obras de melhorias viárias de diversos pontos do Rio para a Cidade da Música. O recurso estava destinado para intervenções do programa Bairro Maravilha na Cidade de Deus, em diversos bairros da Zona Norte e Oeste e na recuperação estrutural da malha viária do Centro da Cidade. O valor representa 17% dos recursos destinados para obras de melhorias viárias na cidade. O orçamento previsto para a Cidade da Música era de R$ 1.000.

Dicró recebe alta do Hospital Cardiotrauma

quarta-feira, 24 de março de 2010 às 14:14

O sambista Dicró recebeu alta na manhã desta quarta-feira (24), do Hospital Cardiotrauma, em Ipanema, onde estava internado desde a última segunda-feira (22). Segundo informações da família, o cantor, de 64 anos, vai continuar em observação em casa. Dicró foi hospitalizado depois de sentir dores no peito quando estava em sua casa de praia, na região de Mauá, em Magé. Após exames, ficou constatado aumento da pressão arterial e alta taxa de glicose.

Akon tem visto recusado para show no Sri Lanka

às 14:13

A notícia foi divulgada nesta terça-feira (23). A recusa ao visto do cantor aconteceu após protestos de budistas que se sentiram ofendidos por um de seus vídeos. A canção "Sexy Bitch" inclui mulheres pouco vestidas dançando diante de uma estátua de Buda. Um dia antes do protesto, centenas de pessoas invadiram o escritório central da rede Maharaja Broadcasting and Television (MBC/MTV), uma das patrocinadoras do concerto previsto de Akon para abril. Segundo informações, a principal acusação feita a Akon é "difamação do budismo em seus vídeos musicais". A assessoria do cantor ainda não se pronunciou sobre o assunto. Os cingaleses, que formam a maioria étnica no Sri Lanka, são da religião budista.

Exposição sobre o faraó Tutancâmon em Nova York já tem ingressos à venda

às 14:12

A exposição itinerante vem rodando os Estados Unidos desde 2005, tendo passado por Los Angeles e Fort Lauderdale e esteve em 2007 na Filadélfia, onde foi vista por mais de 1,3 milhões de pessoas. A mostra, que exibe os tesouros do império do jovem faraó será inaugurada no dia 23 de abril, no Discovery Times Square Exposition, o mesmo prédio que abrigou a sede do jornal New York Times. Os tesouros do jovem faraó Tutancâmon retornam a Nova York, depois de mais de 30 anos. A exposição visitou o Museu Metropolitan em 1979. A nova versão inclui uma ala dedicada a pesquisas e descobertas mais recentes sobre sua vida e morte e vai ocupar dez galerias, exibindo 130 peças, que incluem a máscara funerária dourada e a coroa encontrada com o faraó quando a tumba foi descoberta. A exposição poderá ser vista até dezembro de 2010. Os ingressos para grupos (acima de 15 pessoas) já começam a ser vendidos, mas os ingressos individuais só estarão à venda a partir do dia 25, a US$ 29,50 (adultos); US$ 26,50 (idosos) e US$ 20,50 (crianças de 4 a 12 anos).

Discovery Times Square Exposition: 226 West 44th Street. Mais informações sobre a exposição em http://www.kingtut.org e http://kingtutnyc.com

The Strokes grava novo disco sem a participação de vocalista

às 14:11

O novo disco é o primeiro desde 2006, quando os Strokes lançaram "First impressions of earth". Mas os fãs não precisam ficar preocupados. Mesmo longe do estúdio, o cantor não está alheio às gravações. Numa segunda etapa, Casablancas entrará com as letras e as vozes. Em 2009, Casablancas lançou seu primeiro (e bem-sucedido) disco solo, "Phrazes to the youth". Já os Strokes só voltarão a se apresentar em público em junho, onde se apresentarão no dia 12 no festival da Ilha de Wight, na Inglaterra, e no dia seguinte já estarão na Escócia, para um show no Rock Ness Festival.

Duetos póstumos nos 50 anos de Renato Russo

terça-feira, 23 de março de 2010 às 11:48

O álbum de duetos póstumos de Renato Russo chega às lojas no início de abril. O disco, um lançamento da gravadora EMI é uma homenagem ao cantor que se estivesse vivo, completaria 50 anos no próximo sábado 27 de março. Entre os duetos póstumos, estão "Like a Lover", faixa inédita que junta o líder da Legião Urbana a Fernanda Takai. Primeira música de trabalho do disco, a faixa é uma versão em inglês de "O Cantador", composta nos anos 60 por Dori Caymmi e Nelson Motta e gravada originalmente por Sérgio Mendes. Participam do dueto também Marisa Monte -"Celeste", Adriana Calcanhotto - "Esquadros" e Laura Pausini -"Strani Amori". “O disco conta também com uma parceria duplamente póstuma, entre Renato e Cássia Eller na canção, Vento no Litoral”, já que os dois cantores já estavam mortos quando suas vozes foram colocadas juntas. Renato Russo morreu em 1996, vítima de complicações causadas pelo vírus da Aids.

Álbum de remixes do U2, sairá em vinil triplo

às 11:47

O lançamento em vinil triplo está previsto para o dia 14 de maio. Artificial Horizon, CD com 13 remixes de faixas de No Line on the Horizon, contêm o último álbum do U2, e de outros trabalhos da banda. Alguns dos artistas que colaboraram no projeto são os líderes do Nine Inch Nails, Trent Reznor, o produtor que já trabalhou com Bob Dylan, R.E.M. e com o próprio U2, Garret "Jacknife" Lee, os eletrônicos Justice e Hot Chip e o DJ David Holmes.

Sandy se prepara para seu primeiro CD solo

às 11:46

A cantora retoma sua carreira após dois anos do encerramento da parceria ao lado do irmão, Junior Lima. Seu primeiro CD solo chega às lojas em maio. O disco inteiramente autoral traz faixas inéditas, além de contar com a participação especial da cantora inglesa Nerina Pallot em uma das 13 músicas do álbum. O primeiro single deve chegar às rádios e na internet no mês de abril.

Cineasta Fábio Barreto recebe alta hospitalar

às 11:45

O cineasta Fábio Barreto recebeu alta do hospital Copa D´Or, no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (22). Fábio estava internado desde o dia 20 de dezembro, quando sofreu um grave acidente de carro. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, o diretor do filme 'Lula, o Filho do Brasil' foi encaminhado para sua residência, em regime de home care, e vai prosseguir a recuperação ao lado da família. O cineasta continuará sendo acompanhado por uma equipe médica enquanto for necessário.

Ministério da Cultura abre inscrições para o 5º Prêmio Vivaleitura

às 11:44

O 5º Prêmio Vivaleitura, a maior premiação individual de fomento à leitura no país, foi lançado nesta segunda-feira (22) no Ministério da Cultura. Entre 2006 e 2009, 8,5 mil projetos foram inscritos e houve um investimento de R$ 360 mil. O objetivo é fazer o reconhecimento de iniciativas que estimulam o acesso à leitura no país.

O Vivaleitura já premiou projetos criativos em grandes cidades brasileiras e no interior do país. O Vivaleitura é uma parceira da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação (OEI) e dos ministérios da Cultura e da Educação. O projeto é patrocinado pela Fundação Santilhana. Os interessados em participar podem fazer a inscrição até o dia 5 de julho no site http://www.premiovivaleitura.org.br