Fernanda Montenegro volta ao teatro

terça-feira, 8 de setembro de 2009 às 13:09

Na próxima quinta-feira (10), Fernanda Montenegro estreia a montagem "Viver sem tempos mortos", peça que inaugura a sala 2 do Teatro Fashion Mall. Durante a peça Fernanda Montenegro permanece sentada, por uma hora, partilhando pensamentos, cartas e textos da escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir. O espetáculo celebra os 80 anos de vida de Fernanda, a serem completados no dia 16 de outubro. A atriz considera a temporada no Fashion Mall uma segunda estreia, depois de mais de 80 representações. De março até agora, a peça fez parte de um projeto que incluía debates com a plateia e exibição de filmes. No Rio, os bate-papos contavam ainda com a escritora Rosiska Darcy de Oliveira, histórica defensora dos direitos da mulher. Em São Paulo, com o professor Jorge Coli, da Unicamp. Atualmente, acontecem só as sessões. A temporada no Rio vai até fim de outubro. Em seguida, "Viver sem tempos mortos "volta a São Paulo. Fernanda quer depois viajar com a peça pelo país.

CDs remasterizados e videogame levam Beatles à era digital

às 13:08

Nesta quarta-feira (9), acontecerá o lançamento simultâneo do catálogo remasterizado dos Beatles e do videogame "The Beatles: Rock Band". A coleção dos Beatles deve dominar as paradas de sucessos em mercados importantes como os Estados Unidos e o Reino Unido. Gerando lucros extraordinários para a gravadora da banda, a EMI Music, e para a companhia dos Fab Four, a Apple Corps. O catálogo remasterizado, em sua primeira atualização desde 1987, deverá atrair principalmente os fãs dos Beatles que apreciam as sutis variações e melhoras propiciadas pela tecnologia, o maior entusiasmo gira em torno do jogo da MTV. O jogo terá 45 músicas do catálogo da banda e cada integrante do grupo é animado em detalhe. Som real de platéias captado durante shows também fazem parte do pacote.

Chapéu Panorâmico

às 13:07

No dia 12 de setembro, às 17 horas, o Museu e Arte Contemporânea de Niterói abriga a realização da performance “Chapéu Panorâmico”, do artista carioca Romano. O trabalho consiste em uma roda de capoeira, onde um dos jogadores possui um chapéu panamá com câmeras embutidas, que transmite o jogo do ponto de vista de quem está dentro, formando um painel com quatro projeções simultâneas, ou apresentando uma câmera por vez. O chapéu nos mostra "em direto", "ao vivo", uma visão construída por pontos de vista simultâneos. O projeto foi contemplado na edição de 2008 do Programa de Bolsa de Estímulo às Artes, organizado pela Funarte. Entrada Franca.

Também acontecerá no MAC dias 21 e 28 de setembro e 5, 19 e 26 de outubro, das 14h às 16h, o Curso de Arte Moderna e Contemporânea Brasileira. Ministrado pelo docente Felipe Scovino . O objetivo do curso é fazer uma análise crítica, por meio de fontes primárias, da passagem do moderno ao contemporâneo no campo das artes visuais brasileiras. Análises de obras, ensaios críticos e textos de artistas que relatam essa transição. Debates sobre questão da identidade na arte brasileira, o lugar da vanguarda na arte brasileira do século XX, arte construtiva, a relação entre arte e política, o sensório como forma de conhecimento na arte, o vazio como elemento propositivo do objeto de arte, e a discussão sobre os caminhos da crítica de arte na última década, frente às novas produções artísticas. O curso também contará com a exibição de filmes e documentação visual. O valor é de R$ 150,00 (pelas 5 aulas), carga horária total: 10h. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói fica na Rua Mirante da Boa Viagem, s/nº. Icaraí. Inscrições na bilheteria do museu/ Pagamento em dinheiro ou cheque. Tel. 2620-2400.

Musicais da Broadway no Municipal de Niterói

às 13:06

Dia 14, às 19 horas no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói acontecerá um concerto com trechos de musicais da Broadway e zarzuelas. Participam os cantores líricos Priscila Campello (soprano), Alice Fontanella (mezzo-soprano), Hugo Penido (tenor), Felipe Turl (barítono) e Romeo Savastano (pianista e professor de técnica vocal). Os cantores, apesar jovens, já são conhecidos da platéia niteroiense tendo participado de vários espetáculos na cidade e também no Rio de Janeiro. O TMN fica na Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói. Entrada Franca (distribuição de 90 senhas meia hora antes de cada espetáculo).