quinta-feira, 19 de março de 2009 às 17:33
Foto: Internet
A água que você toca dos rios
é a última daquela que se foi e
a primeira daquela que vem.
Assim é o tempo presente.
LEONARDO DA VINCI

Juca Chaves comemora Jubileu de Ouro

às 14:22
Foto: Jorge Hamiltone
Nos dias 20 e 21 de março, o humorista Juca Chaves conhecido também como o Menestrel do Brasil vai comemorar seu jubileu de ouro no Teatro Municipal de Niterói, às 21 horas. Sempre satirizando a situação política e econômica brasileira, Juca não vai deixar de fora do espetáculo o governo Lula e os acontecimentos da administração petista na Presidência, com um humor inteligente e irreverente. Com quase 50 anos de carreira, Juca pretende levar ao povo niteroiense, simpatia, bom humor e o som que sai do seu alaúde. No espetáculo, Juca mistura suas famosas modinhas do passado com as do presente, que o tornaram um dos melhores compositores do País com suas sátiras políticas, piadas famosas com uma biografia projetada em telão. Com o mesmo espetáculo Jubileu de Ouro, Juca também irá inaugurar oficialmente o teatro dele: Espaço Cultural Juca Chaves, no Itaim Bibi, em São Paulo. O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua 15 de Novembro, nº 35 - Centro. Tel. (21) 2620-1624.

19 de Março Dia de São José

às 14:04
Foto:internet
A Vida de São José.
O culto ao Santo começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado sempre nesta data. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador". Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus. Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida. Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento. José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes. José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes. Temendo um sucessor do tirano, José levou a família para Nazaré, uma cidade da Galiléia. Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos. Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galiléia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo. Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém em uma busca que durou 3 dias. Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados. Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.

Companhia de Ballet de Niterói faz turnê por 15 estados do país.

às 13:43
A partir do dia 29, a Cia de Ballet de Niterói que vai completar 17 anos em abril, irá participar de uma turnê considerada a mais importante da carreira. A Companhia foi uma das 20 contempladas, entre 800 inscritos, para participar do Palco Giratório, um projeto do Sesc Nacional, que difunde e descentraliza as produções teatrais, musicais, de dança e circo, além de promover debates e oficinas por todo o Brasil. Segundo Roberto Lima diretor do espetáculo e ex-bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o convite é um reconhecimento de um trabalho primoroso. A Companhia, que já dançou no Teatro Municipal de Hagen, na Alemanha, só para entre os dias 26 e 27 de abril para duas apresentações na Virada Cultural, em São Paulo. São esperados para o evento cerca de mais de 4 milhões de pessoas e, em média, 700 apresentações. A Virada Cultural terá 24 horas ininterruptas de programação musical e expressão artística espalhada por diversos pontos da capital.

ABL entrega quinta edição do Vocabulário Ortográfico com novas regras

às 13:39
O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, entregou nesta quarta-feira (18) aos ministros Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Fernando Haddad, da Educação, e Juca Ferreira, da Cultura, a 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. A nova edição, que já incorpora as novas normas ortográficas que entraram em vigor no dia 1º de janeiro. O volume da obra, de 887 páginas, contém 349.737 palavras, apresentadas sob forma de lista em ordem alfabética. E inclui aproximadamente, 1,5 mil estrangeirismos. A quinta edição do VOLP já está à venda a partir desta quinta-feira. Segundo o ministro Fernando Haddad, o MEC pretende enviar, ainda neste semestre, pelo menos um exemplar do Volp a cada escola pública do país. O valor será definido pela editora responsável pela publicação.

Pet Shop Boys homenageia Jean Charles o brasileiro morto em Londres

às 13:22
We're all criminals now. Traduzindo: “Agora todos somos criminosos”. Este é o título da música feita pelo duo de música eletrônica Pet Shop Boys a Jean Charles de Menezes, brasileiro confundido com um terrorista que acabou morto pela polícia de Londres em julho de 2005. Na canção, o duo britânico crítica a postura do governo do Reino Unido e a atitude da polícia no incidente. Na ocasião, os oficiais estavam em alerta em função de um ataque terrorista que havia acontecido duas semanas antes. Após seguir o brasileiro desde sua casa, os policiais atiraram nele oito vezes assim que embarcou na estação Stockwell ao confundi-lo com um terrorista. A canção We're all criminals now faz parte do novo single da dupla, chamado Love etc.

O cantor e compositor Marcelo volta com novo CD Ciclos

às 13:18
O cantor e compositor Marcelo revelado na virada dos anos 70 e 80 está de volta. Os sucessos das músicas Abre coração e Com você eu vou que embalaram os momentos românticos de vários casais, agora vêm acompanhados de canções novas do CD independente Ciclos lançado este mês. Segundo o cantor, as músicas continuam com uma pegada forte de MPB romântica, mixada com uma postura rock'n'roll. Um dos primeiros hits do CD, Tempo de estio, foi composto por Caetano Veloso. Sem gravar desde 1994, quando lançou o CD Nítido, Marcelo optou por não regravar seus maiores sucessos no disco novo que veio com músicas novas e poucas releituras, como Morena.