quarta-feira, 28 de outubro de 2009 às 15:22

Para a maior exposição já feita sobre a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos, que leva os visitantes para uma verdadeira viagem no tempo. O evento está em cartaz no Arquivo Nacional, no Centro e é para lembrar os 50 anos da morte do compositor. A mostra usa um trem para contar a história de Villa-Lobos. Ao todo são cinco vagões temáticos (“Sertão”, “Paris”, “Anos 30/40”, “Amazônia” e “Américas”), que mostram os diversos momentos por que o homenageado passou em sua obra, até se tornar o mais importante compositor erudito brasileiro.

A mostra fica em cartaz até janeiro no Arquivo Nacional na Praça da República 173, Centro. A censura é livre.

***

A exposição “Ziraldo em cartaz” que está na Mansão Figner na Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo vai até o dia 1º de Novembro. O evento reúne 30 anúncios feitos pelo cartunista ao longo de sua carreira. A ideia da mostra surgiu com a edição do livro que leva o mesmo nome. Um dos destaques é para o cartaz “O galo”, criado em 1966 para o I Festival Internacional da Canção Popular do Rio, que virou símbolo nacional. O pôster da comédia “Os mendigos”, de Flávio Migliaccio, é outro exemplo.

Além de ver fotos de Ziraldo trabalhando em seu ateliê, na Lagoa, o público poderá assistir a um documentário sobre o desenhista.