ABL homenageia o líder abolicionista Joaquim Nabuco

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 às 08:54

Personagem decisivo da história brasileira, Joaquim Nabuco também teve participação fundamental na criação da Academia Brasileira de Letras. No dia exato em que se completa 100 anos da morte do político, diplomata, historiador, jurista, jornalista, a casa inicia as homenagens a um de seus mais importantes membros. A programação começou neste domingo (17), às 10h30, com missa comemorativa na Igreja da Candelária, e continua nesta segunda-feira (18), com uma sessão especial, às 17h30, no Salão Nobre do Petit Trianon da ABL. Sob o tema As duas vidas de Joaquim Nabuco: o reformador e o diplomata, o evento conta com a presença do Embaixador Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores, como conferencista.

Para dar o devido relevo à data, a instituição pretende fugir da rotina durante as homenagens, que vão se estender ao longo de 2010.

Também nesta segunda, será inaugurado um painel, doado por Francisco Brennand, artista pernambucano, em homenagem ao líder abolicionista. Intitulado Nabuco gigante, foi elaborado em ladrilhos esmaltados, com 5 metros de comprimento por 2,5 de altura.