O adeus de Michael !

sexta-feira, 26 de junho de 2009 às 14:16

Morre aos 50 anos Michael Jackson, o maior nome da música pop mundial

O cantor Michael Jackson, 50 anos, sofreu ataque do coração e chegou ao hospital desacordado e sem respirar. Michael faleceu na tarde desta quinta-feira, 25 de junho, após ter sofrido um infarto dentro da sua residência, em Los Angeles. A informação foi confirmada por médicos legistas do Hospital da Universidade de Los Angeles por volta das 20h da noite.

O músico se preparava para uma turnê em comemoração ao seu aniversário em Londres. De acordo com o Los Angeles Times, o oficial Steve Ruda, do corpo de bombeiros local, também confirmou que o músico foi encontrado já sem pulso pelos paramédicos na sua mansão em Holmby Hills.

Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca e foi levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center às 12h26 do fuso horário local - 17h26 do horário de Brasília. Mais de 10 pessoas teriam acompanhado Michael até o hospital, sendo a sua maioria seguranças. Em poucos minutos, uma multidão se formou na porta do centro médico.

A trajetória musical de Michael Jackson

A mistura singular de soul, funk e rock tornaram Michael Jackson o maior artista do pop no mundo. Com a presença vocal de artistas como Marvin Gaye e Stevie Wonder e a os movimentos de dança tão peculiares quanto os de James Brown, o sucesso do cantor ultrapassou fronteiras nacionais e raciais.

O primeiro passo do artista no mercado da música aconteceu em 1968, aos 11 anos de idade, com a assinatura do contrato do grupo Jackson Five - formado por Michael e quatro de seus irmãos - com a gravadora Motown. Com o primeiro single, o grupo se tornou o primeiro da história da música pop a ter quatro singles em primeiro lugar nas paradas de sucesso com as faixas "I want you back", "ABC", "The love you save" e "I'll be there". Não demorou para que Michael Jackson se tornasse o centro das atenções e superasse o sucesso dos irmãos.

Ascensão

Mas foi em meados da década de 70, enquanto Michael trabalhava no musical "The Wiz" - uma versão de "O Mágico de Oz" com elenco de atores negros, que ele conheceu o homem que o tornaria uma estrela e mudaria o mundo da música pop. O produtor musical, compositor e arranjador Quincy Jones, autor de hits para artistas como Frank Sinatra e Aretha Franklin, transformou o talento do artista e ajudou na criação de um novo estilo musical. A primeira colaboração entre os dois foi o álbum "Off the wall", de 1979. O disco foi o primeiro a ter quatro hits de um único artista entre os 10 primeiros sucessos da parada musical. Além da faixa título, "Don't stop till you get enough", "Rock with you" e "She's out of my life" conquistaram o mercado da música.

Quatro anos mais tarde foi a vez de "Thriller" - o álbum que definiria a carreira de Michael Jackson. Sete das nove faixas que traziam uma mistura de disco, R&B e funk se tornaram hits e transformaram o disco no álbum mais vendido de todos os tempos, com pelo menos 65 milhões de cópias vendidas.

Foi também com "Thriller" que Michael Jackson imprimiu seu nome na história dos vídeoclipes. Depois de ter experimentado o meio com "Off the wall", Jackson elevou o vídeoclipe a um novo patamar.

Fenômeno

Em 1985, Michael Jackson arrematou em um leilão, os direitos do catálogo da ATV, que incluía os direitos sobre sucessos de mais de 250 músicas compostas por John Lennon e Paul McCartney. No mesmo ano, o single "We are the world", parceria entre Jackson e Lionel Ritchie atingiu o topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos. Em 1987, Michael surge com "Bad", o terceiro e último disco da parceria com Quincy Jones. O disco fez cinco hits, incluindo "Man in the mirror" e Dirty Diana, e também rendeu um vídeo de 17 minutos, dirigido por Martin Scorcese, para promover a faixa-título e uma turnê de um ano que se tornaria a mais lucrativa da história até aquele momento. Logo seguida veio o álbum, "Dangerous", em 1991 com hits como "Heal the world" e "Black and white", que se tornaram sucessos mundiais, apesar das manchetes nos tabloides e casos na Justiça que começavam a ameaçar a reputação do cantor.

Desencanto

Em 1995, a compilação "HIStory", com sucessos consagrados e material novo do artista, não teve a mesma sorte como os trabalhos anteriores e o álbum fracassou em encantar o público. Apesar dos mais de US$ 30 milhões gastos em campanhas publicitárias, o álbum não alcançou o sucesso esperado.

Há quem diga que, a razão do fracasso está relacionada ao comportamento polêmico do artista, a crescente especulação sobre sua vida pessoal ou apenas ao desvio do interesse do público para ritmos como o rap e o hip-hop. Mas é uma questão que permanece aberta ao debate.

Michael Jackson *1959 †2009

África do Sul será o país homenageado no Midem 2010

às 14:15

A África do Sul, país que sediará a Copa do Mundo de Futebol será a homenageada na próxima edição do Midem, a maior e mais antiga feira da indústria da música, que há 43 anos vem sendo realizada em Cannes, na França.

Nesta quinta-feira (25), os produtores do Midem anunciaram em Paris que a edição número 44 da feira vai acontecer entre os dias 24 e 27 de janeiro, no Palais des Festivals, em Cannes, e que o Departamento de Artes e Cultura sul-africano estará envolvido na organização do evento.

Liam Gallagher nega participação em filme

às 14:14

Em nota oficial do site oficial da banda, vocalista do Oasis revela não estar envolvido em nenhum nível com o projeto. Parece que não vai ser desta vez que Liam Gallagher dará as caras na telona. "A notícia publicada no jornal The Sun de que Liam irá aparecer na adaptação de 'Powder' para o cinema simplesmente não é verdade. De acordo com informações do site, Liam não tem planos de se envolver, em qualquer nível, com o projeto", e decreta a nota cujo título é "Liam diz não à Polvora!". Uma nota oficial no site dos ingleses nega qualquer envolvimento do músico com o filme.

O livro "Powder", de Kevin Sampson, foi lançado em 2000 e conta a história de uma banda que, após ascensão meteórica, se envolve com drogas. No filme, segundo Guru Josh, o músico do Oasis interpretaria a si mesmo.

Morre Farrah Fawcett, símbolo sexual dos anos 1970

às 14:11

A atriz Farrah Fawcett, 62 anos, a "Pantera" da televisão cujo sorriso largo e cabelos loiros fizeram dela um dos maiores símbolos sexuais dos anos 1970, morreu nesta quinta-feira (25) depois de travar uma longa batalha contra o câncer.

Fawcett chegou ao estrelato depois da divulgação de um pôster em que aparecia de maiô vermelho. Ela recebeu o diagnóstico de câncer anal no final de 2006. No ano seguinte o câncer chegou a seu fígado, resistindo a vários tratamentos médicos aos quais ela se submeteu na Alemanha e Califórnia.

A morte de Fawcett, num hospital de Los Angeles, aconteceu seis semanas depois da transmissão pela TV, em maio, de um videodiário que ela fez com a crônica de sua batalha contra o câncer e seus meses finais de vida.

Intitulado "Farrah's Story", o documentário foi, na prática, um obituário escrito pela própria atriz, que, quando o filme foi exibido, já estava internada num leito hospitalar e tinha perdido seus famosos cabelos.

Nascida em 2 de fevereiro de 1947 no Texas, Fawcett estudou arte na faculdade antes de começar a trabalhar como modelo, aparecendo em anúncios de xampu. Ela começou a fazer participações na TV como convidada no final dos anos 1960, e apareceu no sucesso de TV "O Homem de Seis Milhões de Dólares", depois de casar-se com o astro do programa, Lee Majors, em 1974. Eles se divorciaram no início dos anos 1980.