Documentário "Ôrí" discute cultura negra no Brasil

sexta-feira, 22 de maio de 2009 às 13:54
Nesta sexta-feira volta às telas de São Paulo e Rio de Janeiro, o documentário "Ôrí", lançado nos cinemas em 1989. O filme surgiu através de um trabalho colaborativo da cineasta e socióloga Raquel Gerber e da historiadora Beatriz Nascimento, morta em 1995. O documentário traz à tona discussões sobre a cultura negra durante as décadas de 1970 e 1980. Um resultado de 10 anos de pesquisa, para montar esse quebra-cabeça, a diretora Raquel Gerber mostra depoimentos de pessoas-chave do movimento negro, em filmagens realizadas em vários Estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas e Minas Gerais) e na África Ocidental (Costa do Marfim e Senegal). Em especial, os acalorados debates realizados durante a Quinzena do Negro, promovida pela Universidade de São Paulo (USP), em 1977. Sem defender um ponto de vista, "Ôrí" não deixa de ser poeticamente provocador. Com textos escritos e narrados por Beatriz Nascimento, a obra faz uma ligação à ideologia dos Quilombos (desde a África Centro-Ocidental até sua recriação no Brasil) aos discursos defendidos pelos mais diferentes grupos sociais. Ôrí vem de um termo de origem yorubá, povo da África Ocidental, significa "cabeça", a consciência negra na sua relação com o tempo, à história e a memória.

Dominguinhos do Estácio no palco do Municipal de Niterói

às 13:53
No dia 05 de junho às 21 horas, o intérprete do carnaval carioca, Dominguinhos do Estácio se apresentará no Teatro Municipal de Niterói. Artista consagrado por suas conquistas na Sapucaí, sua admirável história de vida, de perseverança na busca do seu espaço, por sua interpretação visceral na avenida é considerado como um dos grandes nomes do carnaval pela mídia. Dominguinhos atribui tamanha reverência por ser ele, quase sempre, o compositor de seus grandes sucessos no samba. "Tí Ti Ti do Sapoti", "Liberdade Liberdade Abre as Asas Sobre Nós", "Círio de Nazaré" e "Globeleza", o tema de carnaval da Rede Globo, são alguns dos sucessos deste maravilhoso artista. No Teatro Municipal de Niterói, templo de grandes espetáculos da cidade, o artista mostrará sucessos e apresentará canções que estarão em seu primeiro DVD "Um Guia de Luz no Samba”, onde, além dos sambas-enredo, Dominguinhos interpreta músicas românticas e clássicos da MPB. O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói. O ingresso custa R$ 30,00. Classificação etária: livre.

Morre o cantor e compositor Zé Rodrix

às 13:52
Morreu no início da madrugada desta sexta-feira, em São Paulo, o cantor e compositor Zé Rodrix, de 61 anos. De acordo com uma amiga do cantor, ele passou mal e morreu ainda em casa quando era removido para o hospital. O velório será na Rua São Joaquim, 138, Liberdade, ao lado do metro São Joaquim, São Paulo, a partir das 17horas. Além de cantor e compositor ele era multiinstrumentista, escritor e publicitário. Em janeiro, o cantor e compositor se apresentou no Rio, com Sá & Guarabira lançando o novo CD do trio musical, Amanhã. Os três foram criadores do chamado rock rural, que mesclava diversas influências musicais. Zé Rodrix foi responsável por vários jingles de sucesso. Ele, no entanto, ficou imortalizado na MPB ao compor Casa no campo, uma das grandes interpretações de Elis Regina e que embalou a geração bicho-grilo nos anos 70. Rodrix também foi integrante do grupo Joelho de Porco, precursor do movimento punk no Brasil.

Coro jovem da UFF se apresenta no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói

às 13:50
No dia 08 de junho, às 19h, o Coro Jovem da UFF se apresenta no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói. Criado em 2007, objetivando reativar as atividades corais promovidas pela Divisão de Música do Centro de Artes UFF, o Coro tem como principal objetivo o encontro social, através da prática do canto coral, entre a comunidade externa e a comunidade da própria UFF, de qualquer idade. Constituído por cerca de 30 integrantes e, embora tenha menos de dois anos de existência, o grupo vem se apresentando com bastante sucesso de público em teatros de Niterói, Nova Friburgo e cidades vizinhas. Regido por Marcio Selles e assessorado por Peri Santoro (ambos, ex-integrantes do conjunto Música Antiga da UFF), e com um repertório eclético, que une o barroco, o clássico e a música brasileira contemporânea, o Coro Jovem pretende mostrar, com bastante alegria, o prazer de cantar a boa música coral. O Teatro fica na Rua XV de Novembro nº. 35, Centro – Niterói.