quinta-feira, 22 de outubro de 2009 às 10:17

A partir desta quinta-feira (22) até 12 de novembro, o público poderá visitar a exposição “Tempo e Permanência” do artista plástico Ronaldo Miranda. A mostra fala da maneira como o artista sente e transfere para a tela este sentimento pelas cidades pelas quais passou e pelos objetos que o acompanharam a vida toda, pelo litoral brasileiro.

Ronaldo Miranda participa do Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, desde a 2ª Edição até a 19ª e trabalha diariamente em seu ateliê e o mantém aberto ao público durante todo o ano, com hora marcada.

Os horários para visita serão as segundas- feiras, das 13 às 17horas; terças a sextas-feiras, das 10 às 17h; sábados e domingos e feriados, das 10 às 15horas.

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno fica na Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí, Niterói.

***

A exposição Francesa Epidemik acontece no Centro Cultural da Ação da Cidadania e ficará até 24 de novembro. Uma das principais atrações do evento é um videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico de 270m2, no qual mais de 40 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a sanofi-aventis que integra a programação cultural do Ano da França no Brasil.

O videogame simula cinco diferentes cenários, conhecidos ou fictícios: Gripe aviária em Singapura, Ataque biológico terrorista em Nova Iorque, Malária e Aids na África e na Ásia e, especialmente desenvolvido para o Brasil, com conteúdo e iconografia preparados pelas equipes da Fiocruz, Dengue no Rio de Janeiro. Criada pelo Museu La Cité des Sciences et de l’Industrie de la Villette, em Paris, a exposição Epidemik, que já recebeu mais de 300.000 visitantes, conta com tecnologia inédita desenvolvida pela francesa Stratosphère, que tem no currículo trabalhos na Ponte Charles de Gaulle e no Palais des Congrès de Paris.

A exposição Epidemik está no Centro Cultural da Ação da Cidadania, na Avenida Barão de Tefé 75 (entrada pela Rua Coelho E. Castro) bairro da Saúde, Rio de Janeiro – RJ. Horários: 8h30 às 19h30. Entrada Gratuita.